Amanda Knox.

Amanda Knox, em foto publicada em seu site. "Somos inocentes" diz
o cartaz em italiano. 
 Você já ouviu falar em Amanda Knox?
Amanda Knox é uma mulher, hoje com 25 anos que quase teve sua vida destruída por uma injustiça: ela foi acusada e condenada por um crime que não cometeu.
Entenda melhor o caso.
Amanda com 18 anos se mudou para Perúgia na Itália para fazer um intercâmbio e lá começou a dividir apartamento com outra estudante Meredith Kercher, de 21 anos, lá ela conheceu o italiano Raffaele Sollecito com quem começou um relacionamento. Tudo era perfeito, até o pesadelo começar: Meredith foi brutalmente assassinada, em 2007, durante o que o tribunal italiano chama de "jogos sexuais regados a drogas e álcool". 
Na noite do assassinato, Amanda dormiu na casa de Raffaele. Os dois viram um filme, fizeram amor e confessam ter usado maconha, o que deixou suas memórias "embaraçadas". Na manhã seguinte encontraram o corpo de Meredith coberto por um lençol, no quarto todo bagunçado e uma poça de sangue.
O que acontece é que a corte Italiana simplesmente condenou Amanda, mesmo com a escassez de provas contra ela pelo simples fato de que Amanda não chorou ao se deparar com o corpo de Meredith. 
Todas as Personagens dessa história. 

Meredith Kercher, Rudy Guede, Raffaele Sollecito e Amanda Knox. 
Meredith e Amanda. as vítimas.
Rudy, o assassino.
Reffaele, o enigma. 

"Meredith, de 21 anos, estudante da cidade de Leeds, foi encontrada seminua e com 43 marcas de faca no apartamento que dividia com Amanda. Os exames dos legistas mostraram que ela também foi estuprada. A promotoria considerou que os jovens mataram Meredith durante uma noite de sexo, álcool e drogas." (g1.globo.com).
Rudy Guede, barman costa-marfinense que também vivia na Itália, era conhecido de Meredith, com quem, acredita-se teve um curto affair.
Há ainda na história Diya "Patrick" Lumumba, que na época era patrão de Rudy no bar le chic a quem erroneamente Amanda acusou de cometer o crime. Ao perceber seu erro, Amanda retratou-se com Lamumba e ele a processou por calúnia e ganhou a causa.
Evidências. 

Contra Rudy Guede:
"Rudy admitiu que esteve no quarto de Meredith na noite do assassinato. 
DNA de Rudy foi encontrado em e sobre o corpo de Meredith.
DNA de Rudy, juntamente com o sangue de Meredith, foi encontrado na bolsa de Meredith.
Excrementos de Rudy foi encontrado no vaso sanitário.
Pegadas de Rudy, situado no sangue de Meredith, foram encontrados no quarto e corredor.
Pegadas e digitias de Rudy, no sangue de Meredith, foram encontrados em uma fronha no quarto de Meredith e em sua parede.
Rudy tinha um corte em sua mão direita que ainda era visível quando ele foi preso. 
Rudy fugiu do país. 
Todas as provas na cena do crime apontou para Rudy Guede. Amanda e Raffaele não deixou nenhuma evidência na cena do crime. Por quê? Porque Amanda e Raffaele não estavam lá.
Rudy Guede assassinado Meredith Kercher, e ele agiu sozinho."  
(http://www.injusticeinperugia.org/).

Evidências nas quais a a sentença de Amanda se formou:
- Digitais de Knox encontradas em outros cômodos da casa, mas não no quarto.
- Seu sangue for encontrado no banheiro, misturado com o da vítima.
- Analise de uma DNA contido em uma faca recuperada no apartamento de Raffaele, que com vários, confusos e insuficientes testes, apontam os DNA de Meredith e Amanda. Em depoimento, Raffaele alega: "O fato de que há o DNA de Meredith na faca de cozinha é porque uma vez quando estávamos todos juntos cozinhando eu acidentalmente piquei sua mão. Pedi desculpas imediatamente e ela disse que não era um problemas."

Mas a maior incógnita desse crime é Raffaele. 
A faca foi encontrada em sua casa e um fecho de sutiã da vítima fora encontrado em uma segunda varredura que a pericia fez no quarto de Meredith, 16 dias depois do assassinato, onde fora encontrado um fecho de sutiã, usado por Meredith que continha sêmen de Reffaele. Ele alegou ainda que estava usando o computador na noite do crime, porém, analises apontaram que essa informação é falsa. 
Sua acusação fundamentou-se basicamente em três pontos:
- Uma pegada encontrada no quarto da vítima. Sim, UMA pegada. 
- A faca contaminada estar em sua cozinha.
- O DNA encontrado no fecho do sutiã de Meredith.

No veredito final consta que Amanda, Raffaele e Guede começaram a se drogar e beber porém quando a coisa ficou "séria" Meredith quis parar, o que não agradou a eles que a estupraram e mataram-na em seguida, limpando o banheiro e fugindo da casa, levando a faca do crime escondendo-na na casa de Raffaele, onde ele a Amanda alegam ter passado a noite, e Guede tentou fugir do Pais, rumo à Alemanha. 

Foxxy Knoxy 

Em momento algum eu boto a prova a culpa de Raffaele, porque ele me soa incógnito demais nesse caso, mas na inocência de Knox eu acredito piamente, porque vejo que foram dois pontos cruciais que culparam Amanda: Foxxy Knoxy e fotos dela e Raffaele feita no momento em que a polícia chegou na casa.
Foxxy Knoxy é o personagem que a mídia italiana criou em cima de Amanda, colocando-a como uma pessoa fria e calculista que foi a mandante do crime, tendo a tudo assistido de longe. Bobagem!! Essa imagem foi criada por pura xenofobia italiana a respeito dos norte-americanos como todos "libertinos desenfreados". Durante o julgamento ela foi chamada de demônio várias vezes. "Eu estava no tribunal quando eles me chamavam de diabo", afirmou Amanda na entrevista à ABC. "Uma coisa é ser chamada de certas coisas pela mídia, outra é estar sentada em um tribunal, lutando por sua vida, e ver as pessoas te chamando de diabo", disse. "Para todos os efeitos, eu era uma assassina, fosse ou não. E eu precisava viver com a ideia de que aquela seria minha vida", comentou. (g1.globo.com).
E as fotos são estas:

Eu apenas vejo um casal que se consola após uma tragédia que acontecera dentro de casa.
A mídia italiana viu dois monstros frios e calculistas que tramavam se livrar de um bárbaro crime que cometeram. Como a própria Amanda comentou, para a justiça e a mídia italiana eles eram culpados, tendo cometido o crime ou não. 
Mas ainda há um ponto que me intriga muito: Acredito na inocência de Knox, mas tenho dúvidas quando a Raffaele. Se ele esteve e fato presente na cena do crime, por que Amanda mante para corroborar com sua história?

Situação Atual do Caso.

Rudy, o assassino está preso. Sua pena de 30 anos fora reduzida e ele cumpre 16 nos pelo assassinato de Meredith.
Amanda, que foi acusada e sentenciada a 26 anos ficou 4 anos presa, mas a suprema corte italiana reviu seu caso em 2011 e ela foi absolvida. Voltou a morar em Seattle com sua família, mas esse ano com o caso reaberto ela foi novamente sentenciada. Ela alega que não vai voltar nunca mais para a Itália. Agora fica um grande dilema: mesmo sendo pouco provável, Amanda pode ser extraditada para a Itália, já que Itália e EUA tem acordos de extradição. 
Raffaele, que fora liberado junto com Amanda após 4 anos de prisão havia retomado os estudo em ciência da computação na Itália e no novo julgamento, assim como Amanda, foram novamente condenado. Ele foi detido a poucos quilômetros das fronteira da Itália após o veredito e teve seu passaporte confiscado.
Nem ele nem Amanda serão presos até o supremo tribunal da Itália não se pronunciar sobre o caso, tendo um período de 90 dias, a partir da sentença que foi dada em 31/01/2014, para decretar a voz de prisão ou não. 
Agora, o que resta e sentar e esperar. Nada que aconteça pode trazer Meredith de volta, isso é o mais doloroso de tudo, mas agora é assistir. Assistir a justiça ser feita ou não. 
Meredith nunca voltará e o assassino está na cadeia. Teria Raffaele ajudado ou não? Caso sim, porque Amanda corrobora com sua versão dos fatos?
Mas no fim das contas, as duas grandes vítimas dessa história são Meredith, que teve sua vida interrompida de forma brutal e Amanda que assiste os dias passarem e reza para que sua vida não seja destruída por uma injustiça tão grande.

Para saber mais assista o filme "Murder Trial In Italy", um telefilme de 2011 que conta a história contemplando os dois lados da história e mostra muito bem a guerra travada entre as mídias italiana e estadunidense em torno do caso.
E se caso, assim como eu, você se convencer da inocência de Amanda, leia "Amanda Knox, A Mamoir: Waiting To Be Heard", livro escrito recentemente por Amanda contando a viagem ao inferno que foi ser acusada por um crime que não cometeu e ficar 4 anos presa injustamente por isso. 
Há também o livro de Raffaele: "Honor Bound: My Journey To Hell and Back With Amanda Knox"

Entrevista de Amanda dada a Diane Sawyer logo após o regresso aos EUA onde ela esclarece tudo e fala sobre o livro:





Todos os lados do caso: 
http://themurderofmeredithkercher.com/Main_Page
http://www.amandaknox.com
http://www.injusticeinperugia.org
http://truejustice.org/ee/index.php
http://www.crimelibrary.com/notorious_murders/young/amanda_knox/5.html
http://g1.globo.com/busca?q=amanda+knox&cat=a&st=G1&sct=G1


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História Real? Contatos de Quarto Grau.

A Catastrófica Produção de "A Ilha do Dr. Moreau".

Review de Terror: Os Estranhos.