A Catastrófica Produção de "A Ilha do Dr. Moreau".
A história se passa em um futuro próximo onde Edward Douglas (David Thewlis) está em missão militar e sofre um acidente no seu avião e, depois de vários dias a deriva, é resgatado por Montgomery (Val Kilmer) que o leva a uma remota ilha onde o famoso geneticista dr. Moreau (Marlon Brando), outrora vencedor do prêmio Nobel agora faz experiências com o DNA e tenta criar uma raça perfeita com híbridos de animais selvagens e seres humanos buscando sua domesticação. Porém, conforme a trama vai se desenrolando, as criaturas conseguem se livrar do controle do dr. Moreau e tentam tomar o controle da ilha para si.
Saído da direção de obras cult de baixo orçamento, o diretor Richard Stanley era muito fã do livro e havia trabalhado por aproximadamente 4 anos no roteiro conseguiu vendê-lo para a New Line Cinema e o estúdio queria produzir um clássico do terror. Com planos ambiciosos para o projeto, chamou a lenda viva do cinema Marlon Brando para dar vida ao papel título, porém a princípio ele se recusou a aceitar, então Stanley foi pessoalmente atrás de Brando para convencê-lo e de quebra ganhar a confiança do estúdio que sondava outros diretores para o projeto. Para viver Edward Douglas o estúdio tinha em mente o astro do cinema de ação da época Bruce Willis, porém este que travava uma batalha judicial na época devido ao seu divórcio com a atriz Demi Moore não pode aceitar o papel, por essa razão foi convidado para dar vida ao personagem o ator Val Kilmer, estrela do momento que vinha de sucessos como Batman Eternamente e Top Gun: Ases Indomáveis, porém Kilmer quis reduzir o tempo de tela do personagem em 40%, o que seria impossível, então Kilmer foi remanejado para o papel de Montgomery e para o papel de Edward foi contratado o ator Rob Morrow. Para completar o elenco, no papel de Aissa, a protagonista feminina do filme foi contratada a atriz em ascensão Fairuza Balk que vinha do sucesso Jovens Bruxas.
Val Kilmer, Nelson de la Rosa, Marlon Brando,
Fairuza Balk e David Thewlis.
A maquiagem das criaturas e a supervisão dos efeitos ficou por conta do mestre Stan Winston, vencedor de 4 oscares e responsável pelos efeitos e maquiagens de clássicos como Jurassic Park, O Exterminador do Futuro, O Enigma do Outro Mundo, Alien: O Resgate dentre muitos outros, o cara é FO-DA!
Stan Winston entre as próteses usadas
pelos atores durante o filme
Após convencer Brando a participar do projeto, Stanley é contratado para dirigir o filme. as locações foram na Austrália e foi dado início a produção, porém as tragédias começaram cedo. Cheyenne Brando, modelo francesa e filha de Marlon cometeu suicídio e isso devastou o ator que ficou recluso em sua ilha particular por meses, eis que então para não precisar parar a produção, Stanley decidiu que iria gravar as cenas em que Brando não aparecia, o porém é que Val Kilmer, conhecido de longa data por ser difícil de lidar começou a causar muitos problema.
Richard Stanley
Val Kilmer vinha estava lidando com seu vício em drogas na época e havia acabado de se divorciar, logo ele desenvolveu uma personalidade impossível de lidar. Com seu ego colossal, ele chegou dois dias atrasado para o começo das gravações e simplesmente discutia, questionava e se recusava a cumprir todas as indicações e orientações do diretor, além de mudar falas do roteiro. As cenas gravas por ele tornaram-se completamente divergentes à visão do diretor para o filme. Por dias ele também ficou sumido do set.
Val Kilmer
Mas não apenas os atores era inimigos do diretor, a natureza aparentemente, também. Durante os primeiros dias da gravação houve uma tempestade que destruiu partes dos sets e cenários deixando os atores ilhados no hotel e impossibilitados de trabalhar por alguns dias, houve uma produtora que que foi picada por um aranha e sua mão foi deformada.
A essa altura dos fatos, o ator Rob Morrow entrou em contato com o diretor da New Line Cinema implorando aos prantos para deixar a produção alegando não conseguir trabalhar com todas as cenas reescritas e o clima de hostilidade no set. Ele concordou e escalou o ator David Thewlis para o papel do protagonista.
David Thewlis
A situação que já parecia ter atingido seu ápice antes do fracasso estava apenas começando a atingir o nível de insanidade que chegaria. Stanley sendo considerado pela produtora como incapaz de dar continuidade ao projeto por não conseguir lidar com seu elenco, principalmente o ego de Val Kilmer, foi demitido por fax na época e teve um surto e destruiu todas as suas anotações, suas notas e desenhos de projetos da produção. Com medo de ter a produção ainda mais prejudicada pelo agora ex diretor, a New Line ofereceu a Stanley o seu cache integral desde que ele se comprometesse a ficar a pelo menos 40 metros de distância do set. No auge do surto, Stanley recusou-se a embarcar de volta a sua cidade e começou a viver recluso nas florestas ao redor do set vivendo a base de mandioca, coco e maconha.
John Frankenheimer
O novo diretor escolhido foi John Frankenheimer. Veterano linda dura, ele sabia que o projeto estava fadado ao fracasso, porém a New Line o ofereceu um gordo salário e um contrato para mais dois filmes após a finalização do projeto, então ele aceitou. Chegou ao set determinado a terminada a produção que ficava cada vez mais mais cara e havia estourado o tempo de produção que havia sido estimado, o diretor foi descrito como "um carrasco abominável" que levava as filmagens a base de gritos, ameaças e constrangimentos, então chegou a vez da atriz Fairuza Balk surtar.
e Fairuza Balk
Não aguentando mais o clima hostil da produção a atriz teve um discussão com os executivos da New Line e foi para Sidney (capital da Austrália) que ficava a aproximadamente 2,500 km da localidade das gravações em uma limousine alugada pela produção, porém como ela mesma relatou depois, foi convencida por seu agente que seria melhor não abandonar a produção daquela forma, pois isso iria arruinar sua reputação e, consequentemente, sua carreira. O motivo que a fez voltar foi a oportunidade de trabalhar com o lendário Marlon Brando que a essa altura concordou em voltar. Eis que então Brando finalmente chegou a Austrália para começar a gravar e, acreditem (!!!), a situação só piorou.
Marlon Brando
Brando não se importava com o papel. Ele aceitou por bajulação de Stanley. Ele o procurou para falar sobre como ele conhecia a obra "Coração das Trevas" de Joseph Conrad que foi a obra base para a criação do filme Apocalypse Now, o clássico mítico de Brando dirigido por Francis Ford Coppola e Brando aceitou vendo uma chance de construir novamente o mesmo papel que havia feito em Apocalypse Now e instaurou uma série de pedidos e mudanças bizarras tanto em seu personagem quando nos demais personagens da trama como por exemplo utilizar uma pesada maquiagem branca que cobria todo seu rosto, não decorava falas tendo que usar um ponto eletrônico para que alguém o dissesse suas falas (inclusive o ponto é visível em seu ouvido no decorrer do filme), exigiu usar um balde de gelo na cabeça durante o filme e que o personagem Nelson de la Rosa estivesse em todas as cenas junto a ele apenas pela "excentricidade", pois o ator sofria de nanismo e media 71cm e na época era o menor homem do mundo segundo o guiness.
Como era de se esperar, os egos colossais de Brando e Kilmer iriam se chocar. Os dois constantemente se trancavam em seus camarins e diziam que só sairiam de lá para gravar se o outro saísse antes. Ninguém mais aguentava aquela situação que tornava-se cada dia mais animalesca. Peter Elliott coordenador de movimentos dos animais da produção assumiu a direção por diversas vezes vestido de babuíno (!!!). Vale lembrar que os pobres dos figurantes aguentavam todos esses chiliques de Brando e Kilmer dentro de pesadíssimas próteses e roupas de animais em um clima de quase 40º.
A produção que havia sido programa para durar seis semanas a essa altura já havia atingido seis meses e reflexo da animosidade da produção os atores começaram a fazer noitadas de festas e orgias regadas as drogas lícitas e ilícitas usando as roupas de animais do filme e estavam torando-se cada vez menos profissionais.
Stanley que atingia níveis cada vez maiores de loucura chegou ao ponto de invadir o set de gravação vestido como uma das criaturas do filme e pode ser visto em uma cena do filme em que as criaturas destroem as instalações da ilha que ele havia próprio havia concebido, um "completo círculo de transformação de criador em criatura" como ele diria em 2014 no documentário Lost Soul: The Doomed Journey of Richard Stanley's Island of Dr. Moreau.
Trecho do documentário "Lost Soul: The Doomed Journey of Richard Stanley's Island of Dr. Moreau " onde Stanley mostra a mascara de cachorro usada por ele no filme que ele tem guardada.
Por mais chocante que possa parecer, depois de tudo isso ainda saiu um filme e finalmente terminado em 1996 o filme entrou em cartaz e foi um completo fiasco de bilheteria que mal pagou seu custo de produção e foi massacrado pela crítica, além de ter sido uma bomba na carreira de todos os envolvidos, especialmente Brando que morreu em 2004 sem ter feito nenhum filme relevante depois deste e Kilmer que caiu no ostracismo e nunca mais foi protagonista em obras de sucesso.
Fairuza Balk conseguiu ainda atuar em alguns papeis em filmes de sucesso como Quase Famosos e A Outra História Americana ainda nos anos 90, porém em 2014 também no documentário "Lost Soul: The Doomed Journey of Richard Stanley's Island of Dr. Moreau" ela disse que se afastou das grandes produções e do sistema de Hollywood por não compartilhar das mesmas filosofias que a maioria de seus colegas de profissão na época pois, segunda ela, para eles "vale tudo por dinheiro" nesse meio e ela não quer fazer parte desse jogo. Hoje ela aceita somente papeis que ela goste muito e que tenham alguma mensagem para passar, ela não aceita mais papeis só para poder trabalhar em filmes, já David Thewlis tem uma longa carreira ainda em filmes de sucesso com a saga Harry Potter onde deu vida ao professor Lupin. Ele alega que nunca assistiu nem nunca assistirá o corte final do filme devido ao tamanho do trauma que foi toda a experiência. Frankenheimer e Stanley nunca mais conseguiram atingir sucesso em suas carreiras.
Até hoje o filme é motivo de piada em toda a cultura pop.
Excelente review sobre a produção, fiquei com vontade de assistir este documentário citado.
ResponderExcluirAbração!
vale muito a pena. É um retrato muito bom do caos que foi a produção
Excluir