Revisitando: Prova Final
Antes de começarmos: Robert Rodriguez, diretor do filme é uma figura controversa. Diretor de clássicos cult como Um Drink no Inferno e El Mariachi e do recente bastante comentando Alita: Anjo de Combate, porém, como Rose McGowan relata em seu livro Coragem lançado em 2018, ele foi abusivo com ela durante o relacionamento dos dois na época das filmagens de Planeta Terror, inclusive vendendo os direitos do filme para serem lançados pela Miramax, produtora que na época era dos irmãos Weinstein, um deles o infame estuprador cuja Rose fora uma das vítimas. Embora eu goste do filme, acho que é algo que você precisa saber antes de decidir se vai ver o filme ou não.
*O Texto A Seguir Contém Alguns Spoilers*
------------------------
Lançado em 1998, Prova Final é um filme teen que embarca na onda dos teen slahser e os filmes metalinguísticos dos anos 90 pós-Pânico, inclusive um dos quatro roteiristas do filme é o gênio do subgênero Kevin Williamson. É o tipo de trasheira que Rodriguez sabe como fazer como ninguém.
A história é centrada em um grupo de seis jovens completamente diferentes entre si que são os perfeitos arquétipos de jovens de filme te terror: a garota virginal Marybeth interpretada por Laura Harris, o atleta Stan interpretado por Shawn Hatosy, o traficante Zeke interpretado por Josh Hartnett, a gótica trevosa Stokely interpretada por Clea DuVall, o nerd vítima de buylling Casey interpretado por Elijah Wood (ele mesmo o Frodo de Senhor do Anéis) e a mean girl da escola Delilah interpretada por Jordana Brewster.
Do dia para a noite todo mundo na escola está agindo de maneira diferente. As pessoas que eram tímidas agora estão confiantes, as pessoas que eram bravas agora estão calmas, os góticos estão felizes e por aí vai. A cena de abertura do filme vemos um assassinato brutal, acompanhamos um professor atacar o outro.
O ponto de partida é a interação dos jovens no dia a dia da escola. Somos apresentados a aquele grupo de jovens que nem amigos são mas que conforme os conflitos vão se desenrolando são colocados juntos para combater a ameaça. Dalilah é a edita chefe do jornal da escola e Casey é seu fotógrafo, uma tarde eles decidem entrar na sala dos professores para ver se descobrem algo para publicar no jornal quando se deparam com um cadáver escondido no armário. Cadáver esse que é de uma professora que havia morridos nos braços de Stan, porém a direção da escola o fez acreditar que a professora apenas havia passado mal por ser idosa e doente.
Dalilah e Casey então vão atrás de Stan por ele ter sido quem viu a morte da professora e de Stokely por ela ser fã de ficção científica (e por que Casey acha que ela é estranha o suficiente para acreditar na teoria da conspiração que ele propõem). Os quatro então vão até a sala de biologia atrás de uma criatura que Casey havia encontrado anteriormente e entregado a seu professor. Quando chegam lá, acabam sendo confrontados pelo professor e nesse momento entram ao grupo Zeke e Marybeth que estavam no estoque de química para que Zeke roubasse "insumos" para profuzir as drogas que ele vende.
Daí para frente começa a correria dos adolescentes para sobreviver ao ataque que, a essa altura do campeonato, é inegavelmente uma invasão de aliens parasitários que invadiram a cidade e estão tomando todos.
Eu gosto muito dos roteiros de Kevin, Pânico é um dos filmes filmes favoritos da vida, então eu já tenha um tendência a gostar dos filmes escritos por ele, porém é inegável que já alguns furos no roteiro, tipo no final quando é revelado quem é o "alienígena chefe" (pois como em praticamente todos os filmes de Kevin, há o mistério em torno de quem é o vilão do filme) que controla os demais. Durante o decorrer do filme o principal conflito é a paranoia que atinge os jovens que em determinado momento do filme quando eles não sabem quem é humano e quem está com o parasita no corpo (referência direta ao clássico absoluto do horror O Enigma do Outro Mundo do mestre John Carpenter). Eles descobrem que as drogas que Zeke produz são letais ao parasita por serem diuréticas e o parasita precisa de muita água para viver, então eles fazem um teste onde todos usam a droga, então no final do filme já uma explicação mais furada para explicar com o alien chefe escapou do teste, porém nada que arruíne a experiência.
Por falar em referências, o roteiro é repleto delas! Obviamente, os diálogos foram escritos por Kevin, pois, principalmente Dalilah e Stokely são enciclopédias! Dalilah toda vez que abre a boca lança uma referência de algum filme, personagem ou ator/atriz famoso do cinema do terror como o já citado Enigma do Outro Mundo, há Arquivo X e a atriz Sigourney Weaver, mas principalmente o clássico da literatura de ficção científica Os Invasores de Corpos de 1955 escrito por Jack Finney, sendo desde de onde surge o Deus Ex Machina que é a resolução do filme. Meia boca, eu sei, mas vá com a mente aberta que dará para se divertir.
Outra coisa legal para quem curte cinema é ver o verdadeiro Cara a Cara do cinema que é o elenco. Além do elenco principal composto pelo já citado Elijah Wood de O Senhor dos Anéis, a Jordana Brewster atriz de origem brasileira conhecida pela saga Velozes e Furiosos, Clea DuVall de Garota, Interrompida e a segunda temporada de American Horror Story, Josh Hartnett de Penny Dreadful e 30 Dias de Noite, o elenco também é repleto de coadjuvantes de luxo, como Piper Laurie do clássico Carrie: A Estranha e da incrível série Twin Peaks (se não assistiu ainda, corre!), Robert Patrick das temporadas finais de Arquivo X e do clássico O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, Famke Janssen a Jen Grey da trilogia original dos X-Men e A Casa da Colina, a oscarizada Salma Hayek do sensacional Frida e até mesmo o rapper americano Usher (o que, aliás, era uma moda na época dos anos 90 e 2000, chamar reppers para fazer pontas em filmes slahshers).
Enfim, não é nenhum "Alien: O Oitavo Passageiro" que vai revolucionar o gênero, mas é uma daquelas trasheiras da hora de ver que se não for levado a sério demais poderá lhe render uma hora e meia de um bom entretenimento.
PS: A boa notícia é que tem completo no youtube, só procurar. a má notícia é que só tem dublado.
Comentários
Postar um comentário