New French Extremity

New French Extremity é um movimento no cinema de horror francês que consiste em filmes transgressores, mesmo dentro da categoria horror, que surge com a proposta de críticas sociais e que apresentam muita, mas MUITA violência gráfica e gore. Nada aqui fica no subjetivo, tudo é mostrado de uma forma crua para que choque a audiência ao ponto mais forte possível, além de abordar temáticas fortíssimas como estupro, tortura, assassinato cometido por crianças e por aí vai. Aproveitando a vibe dias das bruxas, vou fazer uma lista com os meus favoritos nesse gênero.



 Eles
Eles, lançado em 2006, é o mais "leve" da lista. Conta a história do casal Clémentine e Lucas que são franceses, ela professora e ele escritor, que vivem em Bucareste, na Romênia, em uma casa longe do centro da cidade. Uma noite, Clémentine houve um barulho estranho no andar debaixo de casa e acorda seu marido para ir verificar o que houve, então eles se deparam com um grupo que invadiu sua casa querendo apenas "se divertir". Esse não tem cenas tão chocantes quanto os demais, porém a temática dele é chocante, quando descobrimos de quê se trata o grupo que invade a casa, ficamos chocados. E esse filme já começa com aquela maldita frase que faz qualquer um ficar arrepiado, esse filme é baseado em fatos.



Irreversível
Lançado em 2002 e dirigido por Gaspar Noé, um diretor queridinho dos cults, o filme conta, de trás para frente, a história de Marcus e Pierre que estão saindo pelo submundo da noite parisiense atrás de vingança, eles querem pegar a pessoa que estuprou sua amiga Alex (interpretada pela belíssima Monica Bellucci). O filme conta com cenas fortíssimas de violência tão convincentes que parece tratar-se de um snuff movie, uma trilha sonora em frequências tão baixas que chegam a nos deixar com náuseas e a cena do estupro é provavelmente uma das piores da história do cinema, sendo "atento" a detalhes como deixar claro que Alex foi violada pelo ânus para que os homens que assistem o filme também se sitam com ódio do algoz dela e joga uma questão moral para ser questionada: até que ponto é justiça, até que ponto é vingança? 



Alta Tensão
Lançado em 2003 e conhecido aqui no Brasil também como No Limite da Brutalidade, ele acompanha Marie e Alexia são amigas de universidade e em um final de semana, Alexia leva Marie para conhecer seus pais e passar o fim de semana na fazenda da família, porém tudo vira um inferno quando "alguém" que persegue Maria vai até lá e começa uma matança alucinada e tudo vira uma correria pela sobrevivência. Foi o primeiro filme do movimento que eu vi e adorei demais. O final dele é muito surpreendente e pode não agradar alguns espectadores, mas eu super recomendo!



A Fronteira
Esse é um dos mais fortes, lançado em 2007, A Fronteira conta a história de um grupo de amigos que estão ajudando uma amiga a cruzar a fronteira do país rumo à Holanda para que ela possa fazer um aborto, pois ela precisa esconder da família dela, então eles começam a praticar furtos e a polícia começa a persegui-los, então ele se refugiam em um terrenos de mineração improdutivo em Luxemburgo e descobrem que lá há um albergue, porém o que eles não sabem é que os administradores desse albergue são um grupo sádico de neonazistas canibais!



A Invasora
O meu favorito da lista, A Invasora, lançado em 2007, conta a história de Sarah, uma mulher grávida que está afastada da família e dos amigos desde que sofreu um acidente de carro, onde ficou viúva e quase perdeu o bebê. Na noite de natal, prestes a dar a luz, ela está sozinha em casa e alguém bate a sua porta e quando ela vai ver do que se trata é a mulher mais freak do mundo batendo em sua porta, ela fica com medo da atitude da mulher e chama a polícia. Quando os policias chegam na casa, a estranha consegue invadir a casa e começa uma noite alucinante e uma luta desesperada de Sarah para sobreviver e salvar seu filho. Com vários acontecimentos #WTF?! durante o filme todo e um final mais #WTF?! ainda, A Invasora é o mu filme favorito desse subgênero.



Mártires
O filme mais polêmico da lista é um que, agora com o remake americano lixo horrivel que destruiu a história original, não assita! ele lida com o sentido grego da palavra Mártir: "àquele que presencia". É um filme MARAVILHOSO que deve ser assistido com o espectador sabendo o mínimo possível sobre ele, mas basicamente é a história de duas garotas que fogem de um hospício porque uma delas está em busca de vingança. O filme aborda um tema super chocante e tem questões que acreditamos ser sobrenatural, torturas das piores imagináveis, assassinatos bárbaros e é um plot twist acima do outro. Gente, assistam sério! #AmoForte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História Real? Contatos de Quarto Grau.

A Catastrófica Produção de "A Ilha do Dr. Moreau".

Review de Terror: Os Estranhos.