A Tragédia Por Trás de "No Limite da Realidade"

"Há uma quinta dimensão além daquelas conhecidas pelo Homem. É uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão desprovida de tempo quanto o infinito. É o espaço intermediário entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição; e se encontra entre o abismo dos temores do Homem e o cume dos seus conhecimentos. É a dimensão da fantasia. Uma região Além da Imaginação."


The Twilight Zone, no Brasil conhecido como Além da Imaginação foi uma série lançada em 1959 e originalmente durou até 1964, tendo novas temporadas de 1985 a 1989, 2002 a 2003 e um revival de 2019 que ainda está em produção e que por mais que você nunca tenha assistido nenhum de suas versões, você com toda certeza já viu alguma referência a ela em alguma obra que tenha assistido. De "Os Simpsons" até "American Horror Story", passando por "Arquivo X" e até mesmo produções nacionais, muita coisa até hoje na televisão tem alguma referência a série. 
É definitivamente uma das obras mais geniais da história.


Em 1983 foi lançado "The Twilight Zone: The Movie", no Brasil lançado como No Limite da Realidade, o filme produzido por Steven Spielberg, o filme conta com quatro seguimentos, dos quais um é dirigido pelo próprio Spielberg, e os demais dirigidos por George MillerJohn Landis, e Joe Dante, todos renomados diretores, a obra que tinha tudo para ser um blockbuster, porém não foi. Embora o filme tenha se pago nas bilheterias, tendo custado 10 milhões de dólares e arrecadado 42 milhões, o filme tinha tudo para ser recorde de bilheteria, mas não o foi.
Mas o que houve?


Dividido em 4 segmentos de aproximadamente 30 minutos cada com um prólogo e um epilogo, o primeiro segmento, assim com o prólogo, foram dirigidos por John Landis. O primeiro seguimento, chamado de "Time Out" ("tempo esgotado" em livre tradução) acompanhamos um racista que ao sair de um bar inexplicavelmente viaja no tempo e é colocado em três situações onde ele é vítima dos preconceitos que propaga: primeiro ele é um judeu perseguido pelos nazistas, no segundo ele é um homem visto como negro e perseguido pela ku klux klan e por fim ele é um vietcongue perseguido pelo exército norte-americano durante a guerra do Vietnã.
O segundo seguimento, intitulado "Kick The Can" ("chute a lata" em livre tradução) é dirigido por Spielberg, acompanha a história de um homem que tem o poder de transformar os moradores de um asilo em crianças e um homem cético que não acredita no dom do outro e por isso perde a chance de tornar-se criança novamente. Esse é o seguimento mais leve do longa, focando mais na fantasia do que no horror, propriamente dito.
O terceiro, intitulado "It's a Good Life" ("é uma vida boa" em livre tradução) foi dirigido por Joe Dante e acompanha uma mulher que durante uma viagem encontra uma criança sendo agredida por um homem em um restaurante e a salva, levando-a de volta para casa, porém chegando lá o comportamento de todos é muito estranho, todos parecem temer a criança e ela descobre o motivo: ele tem o dom de alterar a realidade ao seu redor.
O quarto seguimento intitulado "Nightmare At 20.000 Feet" (algo como "Pesadelo Nas Alturas" ou "Pesadelo à 20 mil pés" em livre tradução) é dirigido por Joe Dante, que também dirigiu o epílogo, trata-se de um remake de um dos episódios mais clássicos da série original (assim como os demais seguimentos também são regravações de episódios da série, porém esse é um dos mais famosos e referenciados da história), onde acompanhamos um homem que tem medo de altura e, durante um voo, vê uma criatura sinistra na asa do avião tentando derrubá-la, mas aparentemente ninguém além dele consegue ver tal criatura.
O filme em si não é ruim, porém quando tomamos conhecimento do que aconteceu na produção, torna-se uma tarefa bem difícil ver o filme até o fim. Todos os seguimentos dirigidos por mestres do cinema, Miller já havia feito Mad Max, Joe Dante já havia feito o cult classic do terror Grito de Horror e logo depois de No Limite da Realidade dirigiu Gremlins, Spielberg dispensa apresentações e John Landis é tido até hoje como um dos mestres do horror tendo em seu currículo obras como Um Lobisomem Americano em Londres e cult classic Os Irmãos Cara-De-Pau, além dos clipes de Thiller e Black Or White de Michael Jackson. O problema foi justamente o seguimento deste diretor.
Landis foi chamado para dirigir o seguimento por ser amigo de Spielberg e por este ser entusiasta de seu trabalho. Dizendo querer que a sua cena fosse o mais realista possível, Landis queria gravar durante a noite, mesmo a cena contendo crianças, que segundo a lei norte-americana, não poderiam estar no set de gravação após às 20h. Para driblar a lei, Landis contratou Myca Dinh de 7 anos e Renee Shin-Yi Chen de 6 anos de forma ilegal, para que elas não aparecessem na folha de pagamentos da produção e ninguém soubesse que elas estariam lá fora do horário permitido.

Myca Dinh Le e Renee Shin-Yi Chen.

Alertado sobre todas os problemas de gravar uma cena com explosões de fogos de artifício e um helicóptero voando baixo, John Landis insistiu que a cena deveria ser o mais realista possível e então a tragédia se concretizou: às 02h30 da madrugada de 2 de julho de 1982 o ator Vic Morrow e as atrizes mirins Myca e Renee morreram diante das câmaras. 
O piloto do helicóptero perdeu o controle do mesmo e as hélices decapitaram Vic e Myca foram decapitados pelas hélices do helicóptero e morreram instantaneamente e Renee sobreviveu às hélices, porém foi esmagada pelo helicóptero que caiu. Haviam também 6 pessoas dentro do helicóptero, das quais ninguém morreu, porém todas ficaram feridas.
Landis e Spielberg nunca mais trabalharam juntos e não foram mais amigos, tendo Spielberg deixado claro que ficou chocado com o modo de Landis conduziu as gravações.
Ambos foram indiciados, porém Spielberg foi inocentado de todas as acusações e Landis foi condenado pela contratação ilegal das crianças, porém foi inocentados das acusações de homicídio culposo (quando não há intenção de matar). 

Até hoje, ninguém nunca foi condenado pelas mortes.

Vic Morrow.

Abaixo, o vídeo do canal Space Brasil, da série "Cine Sinistro" que detalha melhor a tragédia, mas siga com cuidado, contém imagens fortes.

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História Real? Contatos de Quarto Grau.

A Catastrófica Produção de "A Ilha do Dr. Moreau".

Review de Terror: Os Estranhos.