Lançado em 2002 e indicado a 6 oscares, Frida teve direção de Julie Taymor e conta a conturbada e inspiradora história da deusa das artes plásticas Frida Kahlo.
O projeto era um sonho da musa Salma Hayek. Mexicana em começo de carreira, ela já havia passado por inúmeros casos de xenofobia que, como descritos por ela mesma, inúmeras vezes ouviu que deveria voltar a seu país, pois nos Estados Unidos uma latina como ela não conseguiria grandes papeis, o que, segundo a própria, foi o que a motivou a buscar cada vez mais papeis. Ela e a diretora estavam com dificuldades de conseguir patrocínio para o filme, por esse ser uma cinebiografia de uma mulher mexicana, então depois de bater em várias portas, ela chegaram até a produtora miramax dos irmãos Weinstein, principalmente Harvey Weinstein, que se você não esteve numa caverna nos últimos anos, você conhece muito bem como um dos principais assediadores denunciados no movimento #MeToo, e que como muito bem nominado por Rose McGowan em seu livro Coragem, e pela própria Salma, a partir de agora ele será chamado apenas de monstro.
Salma Hayek e o monstro
Ao conseguirem o investimento para o filme, Salma achou que estava no céu e que sua carreira ia deslanchar, porém logo no início ela já foi vítima do tráfico de influências que o monstro fazia. Já na pré-produção do filme ele passou a atormentá-la a noite, indo até seu quarto todas as noites pedindo para entrar e assediando-a com seu modus operandi padrão (oferecer sexo em troca de papeis e facilitações em sua carreira), porém ela recusava veementemente desde o início, o que desperta a ira do monstro e ele começa a ameaçá-la (outro ponto de seu modus operandi) de destruir sua carreira e até mesmo de morte.
Dentre as inúmeras ameaças que ele fez para atacar ela e o projeto, destacam-se os infelizes episódios (como você pode ver no vídeo a cima) ele fetichizava a personagem dela obrigando a aparecer em uma cena de nu frontal e sexo com uma mulher (interpretada por Ashley Judd outra vítima que teve a carreira prejudicada pelo monstro) ou quando ele disse que a monocelha (uma das características mais marcantes de Frida para a cultura pop) era uma desfavor para o filme pois escondia a beleza de Salma, o que segundo ele era a única qualidade dela, pois ela não era talentosa.
Em época de #MeToo e Salma decidiu falar sobre o assunto, como sempre, as mulheres são questionadas "por que da demora em denunciar?" a resposta de Salma veio em forma de um artigo em primeira pessoa que ela escreveu para o The New York Times, destaco "tive que enfrentar minha covardia e aceitar humildemente que minha história, embora importante para mim, é apenas uma gota em um oceano de confusão e dor". Ela fala ainda que acredita ter se salvado de ser vítima de estupro foi o fato de que ela era amiga da mulher do monstro na época e de diretores e atores influentes na época como Robert Rodriguz e Tarantino (e ela mal sabia que ambos não são tão inocentes assim e mais de uma foram omissos) e de atores como George Clooney e Antonio Banderas, esse que apoiou ela abertamente após ela contar sobre os abusos que passou. Ela relata que após escrever o artigo, ele foi a primeira pessoa que ligou para ela e que foi muito importante seu apoio.
Mesmo com sua vida desmoronado devido aos ataques do monstro e seu psicológico destroçado, ela não desistiu do filme. Salma correu atrás trazendo dinheiro e nomes famosos da época para o projeto, quando o filme foi concluído o monstro disse que não lançaria o filme nos cinemas por que ele tinha ficado péssimo e seria lançado diretamente em home video, porém depois de exibições testes que tiveram resultados ótimos, o que forçaram a miramax a lançar nos cinemas e o filme foi indicado a oscares incluindo melhor atriz para Salma. Tal como havia prometido, o monstro atacou a carreira de Salma de tal maneira que, mesmo depois de ser indicada a um oscar de melhor atriz, ela levou anos para conseguir outro papel de protagonista em grandes produções.
Quanto ao porco nojento, ele foi condenado a 22 anos de prisão depois de ser acusado por inúmeros crimes desde importunação sexual até estupro por inúmeras mulheres tais como Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Cara Delevingne, Lea Seydoux, Mira Sorvino, além das jpa citadas Ashley Judd e Rose McGowan, além de outras inúmeras atrizes, modelos e jornalistas, das quais várias desistiram de suas carreiras devido aos traumas causados por ele. Ele está impedido de pedir condicional até 2039.
É devastador saber que um filme tão magnífico teve uma produção tão conturbada.
Oi gente =D Hoje eu trago o suspense Contatos de Quarto Grau, com a maravilhosa Milla Jovovich. O filme conta a história da psicóloga Abigail Taylor (Milla) que está passando por um grande trauma: ela acabou de perder o marido de uma maneira muito estranha. Ela jura que viu alguém entrar no quarto e matar Will, porém o caso foi dado como encerrado e a polícia alega que foi suicídio. Na noite do crime ainda, a filha do casal, a pequena Ashley ficou completamente cega e o filho mais velho do casal, Ronnie culpa a mãe por tudo. Abigail está completamente desorientada e sabe que alguma coisa estranha aconteceu envolvendo a morte de seu marido e teme que isso tem a ver com a pesquisa que Will estava fazendo e resolve dar continuidade a pesquisa. Conforme ela vai conversando com os pacientes do marido, ela se dá conta de que há um estranho padrão em todos: Antes de eles começarem a ter pesadelos e coisas horríveis, como assassinatos e desaparecimentos acontecerem, todos viam uma c...
Ambicioso projeto lançado em 1996 é uma adaptação da obra de mesmo nome do renomado autor britânico H. G. Wells, porém A Ilha do dr. Moreau tornou-se uma bomba que amarga uma nota 24% no rotten tomatos e figura em várias listas dos piores filmes de todos os tempos, além de ter destruído a carreira de muita gente. A história se passa em um futuro próximo onde Edward Douglas ( David Thewlis ) está em missão militar e sofre um acidente no seu avião e, depois de vários dias a deriva, é resgatado por Montgomery ( Val Kilmer ) que o leva a uma remota ilha onde o famoso geneticista dr. Moreau ( Marlon Brando ), outrora vencedor do prêmio Nobel agora faz experiências com o DNA e tenta criar uma raça perfeita com híbridos de animais selvagens e seres humanos buscando sua domesticação. Porém, conforme a trama vai se desenrolando, as criaturas conseguem se livrar do controle do dr. Moreau e tentam tomar o controle da ilha para si. Saído da direção de obras cult de baixo orç...
Oi gente =D Essa semana tô numa vibe meio terror, revendo filmes que eu gosto pra relembrar o porque eu gosto. Teve alguns que eu adorava anos atrás e agora revendo eu percebi que não sacava muito de cinema e agora detesto, o que não é o caso de Os Estranhos, que é exatamente o oposto! Quando vi pela primeira vez eu detestei, achei um "filme sem final" e mimimi', mas agora revendo eu notei que não havia entendido (sério, eu não entendia nada de cinema! suhaushauhs'), e hoje que entendi eu adoro, é um dos meus filmes de horror prediletos! O filme conta a história de James (Scott Speedman) que pede Kristen (Liv Tyler) em casamento, mas ela não aceita, diz não estar pronta. James fica mega frustrado (óbvio!) mas mesmo assim eles vão para uma casa afastada da cidade, que seria para comemorar a resposta dela, já que ele contava com um sim. Ai, lá pelas tantas, uma garota loira bate a porta pedindo para falar com Tamara. Os dois estranham, pois não há nenhuma Tamar...
Comentários
Postar um comentário