Anos de Chumbo.

Oi oi gente =D, tudo bem com vocês?
Eu estou ótimo e estou aqui hoje novamente pra fazer um post sobre a grande paixão da minha vida: História.
Vocês com certeza já estudaram ou ouviram falar doa 'anos de chumbo', caso não conheça, foi o período mais sombrio da história do Brasil! Foram os anos de ditadura militar, de 1964 a 1985 em que o Brasil foi mergulhado em um período de torturas, brutalidades e gravíssimas arbitrariedades contra os direitos do ser humano! As pessoas não liberdade de pensar, expressar-se, tinham que ficar caladas diante do governo que pregava que "Brasil: Ame-o ou deixe-o", um período em que as pessoas responsáveis pela segurança do país era quem 'tocava o terror', invadindo casas, prendendo pessoas sem nescidade de  um mandato judicial, mas sem duvida o pior de tudo pessoas eram mortas e simplesmente dadas como desaparecidas, mães tinham seus filhos brutalmente assassinados e não sabia do paradeiro de seus corpos, crianças ficavam órfãs sem fazer a menor ideia de que fim havia levado seus pais! Foi vedado o direito básico a um ser humano de enterrar seus entes queridos!
E sabe por que os ditadores agiam de tal forma? Alegavam estar zelando pela integridade do país, quer dizer, 'limpando o país'. Agora diga-me, dá pra acreditar numa coisa dessas?!
Eu acho que assim como eu, você que sendo um ser pensante, com um minimo de discernimento concorda que isso nunca poderia ter acontecido! E o mais irritante de tudo é saber que o regime tinha o aval da ONU, que outrora fora a criadora e defensora dos direitos humanos que preferia fingir que não sabia o que acontecia...
Grandes nomes da MPB como Elis Regina, os Mutantes, Caetano Veloso, Gilberto Gil dentre inúmeros outros foram grandes nomes em protesto contra o regime, sendo expulsos do país, e alguns como Rita Lee foram presos e só não foram mortos por que o governo tentava mascarar o que acontecia, não matando gente famosa, uma enorme sorte, para não atrair mais atenção as suas podridões... Sorte essa que nomes como Vladimir Herzog e Zuzu Angel não tiveram. Zuzu teve seu filho morto e para fazer justiça em seu nome  ela foi atrás de contatos nos EUA para tentar ajuda e foi assassina, forjando um acidente de carro para explicar sua morte, uma técnica muito usada pelo assassinos/ditadores.
Isso sem mencionar a censura, obras literárias, publicações diversas, musicas, programas de teve, jornais TUDO era sumariamente censurado! Como eu disse antes, o direito a pensamento era vedado e quem ousasse expressar-se estava fodido!
Mas enfim, resolvi falar sobre esse assunto por dois motivos. Um deles é uma linda campanha que a OAB-Rj está organizando desde 2010 que é pela abertura dos arquivos dos torturados e mortos para que suas famílias tenham ao menos o direito de saber o que houve com as pessoas que amam.


Mais informações aqui:
http://www.oabrj.org.br/memoria-e-verdade
É uma maravilhosa campanha, que por algum motivo caiu no esquecimento do povo brasileiro, coisa que nunca poderia ter acontecido!

E o outro motivo é por que ADORO estudar e ler sobre este tema.
"Mas por que Guilherme, por que estudar uma bobagem, uma matança dessas?" Sabem por que? Por que me dá esperanças. Me dá esperanças olhar para trás e ver que o Brasil nem sempre foi composto por essa geração anestesiada que é hoje! Que a ano atrás que as pessoas só tinham a voz e mimeógrafos para protestar, elas derrubaram uma tirania que durou duas décadas! Me dá esperanças que assim como eu,cada vez mais pessoas vão olhar para trás e ver que podemos sim ter voz e força de vontade para mudar alguma situação, ou melhor, a situação em que o Brasil está emergida...
Seria hora de um #ForaSarney reavivar? Seria hora de um Chega de Corrupção? Então gente, vamos estudar cada vez mais história para termos esperanças!
E como já dizia Gal: 
"Grande pátria desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não vou te trair"
E sabem qual é a coisa que mais me indigna? Saber que o Brasil é o único país do mundo que passou por uma periodo de ditaduras e não condenou seu ditadores...
E também o Brasil é o país que tem a mior liberdade, nos dias de hoje, de manifesto e expressão do mundo, mas o grande probelmas é que o povo parece desconhecer esse direito... Acho que está na hora de rever isso também...
Mas então gente, esse foi o meu desabafo social de hoje, rs.
PS: Uma dica que eu dou é para quem ainda não viu os filmes Zuzu Angel e O que é Isso Companheiro? assita! são muito bons para você ter uma ideia mais ampla da assunto.

xoxo, GG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História Real? Contatos de Quarto Grau.

Skins, Primeira Geração.

A Catastrófica Produção de "A Ilha do Dr. Moreau".