Original vs. Remake: Poltergeist, o Fenômeno.

Na verdade, por mais que seja vendido como Remake, esse Poltergeist tá mais pra reboot, porque mexeram demais na história original. Não chegou a ser um filme ruim, mas com o peso do nome sendo o clássico que é, esperava-se MUITO mais... 

Óbvio, não se pode negar (por razões óbvias) os efeitos do novo são muito melhores que o do original, mas cara, é por isso que hoje em dia não se criam mais clássicos do horror como antigamente: filme de terror hoje está focado demais em efeitos visuais e pecando muito em atuações e roteiros, e é o que vemos aqui, mirabolantes (e muito convincentes) efeitos visuais com um elenco sem nenhum grande êxito e um roteiro bem inferior ao original.
A proposta é a mesma do original, uma família em dificuldades financeiras muda-se para uma casa maravilhosa a um preço bom e estranhas coisas começam a acontecer. No primeiro, o enredo era muito melhor desenvolvido, o que muita gente reclamava que deixava o filme longo quando eu indicava a locação do filme (aaaaaaaaa que saudades de trabalhar um locadora <3 ). Você se afeiçoava às personagens, conhecia eles melhor, mas a geração smartphone tá acabando até com isso... 
Ai vamos a primeiro e mais chocante mudança, o que me incomodou muitooooooo, Carol Anne virou Madison!!!
Uma das mais icônicas frases do filme era "venha pra luz Caron Anne". Madison é fofa, mas Carol Anne é muuuuuuito mais instigante, Carol Anne sendo sugada violentamente pra dentro do armário deixa inúmeras vezes mais aflito que Medison indo atrás do ursinho armário adentro ENQUANTO A MERDA TÁ ROLANDO SOLTA! ~a, mas Guilherme, ela é uma criança u.ú~ Foda-se! Eu quando era criança e via que tava rolando uma treta nervosa eu corria pro outro lado!
Outros dois personagens icônicos o filme original foram mudados: 
O palhaço que fazia a gente se borrar (me cago de medo até hoje) mudou de cara e na boa, o palhaço que tinha a feição feliz me apavora muito mais que o novo com uma cara de "a qualquer segundo vou te matar" porque esse você sabe o que esperar, o outro não.
E a médium (icônica e iconoclasta ao mesmo tempo) Tangina vivida por  Zelda Rubinstein  que virou o médium Carrigan Burke vivido pelo ator Jared Harris. Cara, eu gostava da Tangina =(.
A única mudança, em quesito personagens, que eu achei melhor foi a mudança de Dominique Dunne que no original era Dana que virou Krista, vivida por Saxon Sharbino.
Dominique, que aliás foi brutalmente assassinada pouco tempo após a prdução do original, era uma Dana bem chatinha. Já a Krista ao menos tem uma "rasão de ser" no começo do filme.
Outra coisa que precisa se reconhecer é que o novo tem uma atmosfera um pouco mais sombria que o outro, pois, ao menos até a coisa ficar feia no filme original, o família tinha mais senso de humor e rolava até umas piadinhas e nos primeiros sinais paranormais em que, por exemplo, as cadeiras mexiam-se sozinhas, todos achavam o máximo, e a família do novo percebe que o paranaué tá feio mais cedo.
Não sou hater de remakes, mas creio que nunca vou achar um filme de terror remake melhor que um original, afinal todos, TODOS os que já foram feitos até hoje pecam no mesmo ponto. Antes os clichês ficavam dentro da tela: telefone não funciona, carro estraga, chuva, loira peituda correndo escada acima ao invés de fugir pela porta da frente. Hoje o clichê está na produção, fazer todo mundo ficar boquiaberto com os efeitos e tipo nhé  pro roteiro e pras atuações. Vide Sexta-Feira 13, A Hora do Pesadelo, Halloween, Massacre da Serra-Elétrica e todo outro filme de horror que ganhou remake. Alguns eu gosto, outros eu odeio, mais quando me pedem se é bom eu sempre digo "um bom filme, um remake ruim" e pra esse aqui eu digo o mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História Real? Contatos de Quarto Grau.

Skins, Primeira Geração.

A Catastrófica Produção de "A Ilha do Dr. Moreau".