Veronika Decide Morrer.

Quem acompanha o blog já sabe que eu amo Sarah Michelle Gellar, então quando foi anunciado uma adaptação do único livro de Paulo Coelho que eu gosto (mas também é um dos livros que mais amo na vida) cuja protagonista seria interpretada pela Sarah, foi só alegria, então eu embarquei no trem do hype e só fui. Mas e será que me decepcionei? 


Filme de 2009, dirigido por Emily Young, além do nome das personagens e o plot, o filme não tem NA-DA em comum com o livro, então se você leu o livro (e eu espero que sim, pois é muito bom!) e vai ver o filme, vá com a mente aberta, pois é um ótimo filme mas não tem nada a ver com o livro.
O filme começa com Veronika demonstrando sua vida. Ela tem uma vida confortável, um emprego estável e mora em um apartamento bom e então ela começa a fazer projeções sobre como será a sua vida dali para frente e isso a faz pensa em como a vida é vazia e sem sentido, pois todos a seu redor são frios. Veronika então decide que não quer continuar vivendo uma vida sem sentido e não vê outra saída se não a morte, Veronika decide então acabar com sua vida tomando todos os seus anti-depressivos com uísque.
Falhada a tentativa de suicídio, Veronika acorda em uma cara instituição mental onde os responsáveis por ela contam que ela não morreu ainda, porém a tentativa de suicídio causou um dano irreversível em uma válvula de seu coração e ela poderá morrer a qualquer instante. A princípio ela fica feliz, com uma sensação de "missão cumprida" ao saber que ela vai morrer, mas então a visita de seus pais e conhecer Edward (interpretado por Jonathan Tucker), um paciente que não fala nenhuma palavra desde a morte de sua noiva, desencadeia uma série de eventos e sentimentos pelos quais Veronika nunca havia passado antes e ela entra em uma jornada de auto-descoberta em busca do real sentido da vida que ela tanto havia procurando.
O filme é ótimo! Ele tem uma direção de elenco muito eficaz e a posição das câmeras me agradaram muito, pois elas são muito boas para ajudar na imersão da história. Sarah apresenta uma atuação que poucas vezes ela havia feito, uma atuação mais presada, mais dramática. Ela deixa clara a tristeza de sua personagem com nuances em seu olhar conseguindo sempre dizer tudo o que precisa ser dito, muitas vezes sem precisar dizer uma palavra. O final conta com um plot twist muito interessante e com um final que "aquece nossos corações".
Eu simplesmente amei essa adaptação embora, como eu mencionei antes, é muito diferente do livro, mas é um filme muito bom. Se você ficou interessando, o filme está disponível completo e dublado na conta do youtube do próprio Paulo Coelho, só fazer uma pesquisa rápida aí que você encontra fácil.




PS: Uma curiosidade é que essa não é a primeira adaptação do livro de Paulo Coelho. 
Em 2005 foi feita uma adaptação japonesa do livro, sem título no Brasil. A obra Chama-se Veronika wa Shinu Koto ni Shita (ゔぇろにか わ しぬ こと に したe embora o nome Veronika tenha sido mantido no título do filme, a personagem central se chama Towa. Louco né?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História Real? Contatos de Quarto Grau.

Skins, Primeira Geração.

A Catastrófica Produção de "A Ilha do Dr. Moreau".