Mentes Femininas Diabólicas

*O texto a seguir contém spoilers*


Personagens femininas são inúmeras vezes mais interessantes. Como dizia a saudosa Fernanda Young "mulher é uma tecnologia muito mais complexa", tendemos a gostar mais das vilãs dos que dos vilões e são muito cativantes as mulheres psicopatas. Fiz uma breve seleção com as sete personagens femininas cujas mentes diabólicas são instigantes.

Alex Forrest


Lançado em 1987 sob direção de Adrian Lyne (especialista em suspenses eróticos tais como 9 1/2 Semanas de AmorProposto Indecente e Infidelidade que ele também comandou) Atração Fatal foi o filme responsável por catapultar de vez a musa da atuação Glenn Close ao estrelato. 

Atração Fatal

Alex ao primeiro olhar parece perfeita, tudo o que Dan Gallagher (Michael Douglas) procurava naquele final de semana em que sua esposa Beth (Anne Archer) foi viajar: uma aventura com uma mulher divertida. A princípio divertida e com um apetite por sexo que agrada Dan, com o passar do tempo Alex se mostra alguém de quem Dan não vai conseguir se livrar com facilidade. 
Não se importando em ser "a outra", Alex exige construir algo com Dan, porém com o passar o tempo com as recusas dele em ficar com ela, ela se revela alguém cada vez mais disposta a fazer o que for preciso, sem medir consequências para ter aquele homem, incluindo colocar em risco a família de Dan que ela enxerga como um "entrave" entre eles dois. Progredindo a ameaças cada vez mais perturbadoras até que no fim nos deparamos com o ápice da loucura que ela é capaz de chegar para ter o homem por quem ela é obcecada. Um filme muito poderoso que deve ser visto por todo mundo! Glenn está tão fantástica nesse papel que ela foi indicada ao oscar por ele.


Esse filme é uma longa "lição de moral" para todo mundo que pretende cometer adultério, Alex é o TERROR de todo homem casado...

Annie Wiilkes


Saída da mente genial do mestre do horror literário Stephen King, quem deu vida a personagem nesse clássico do cinema dirigido por Rob Reiner em 1990 foi a magnífica Kathy BatesLouca Obsessão rendeu a Kathy um oscar de melhor atriz.

louca obsessão

Enfermeira obcecada pelos livros da série Misery escritos por Paul Sheldon (James Caan), Annie vê "a chance de sua vida" quando seu ídolo sofre um acidente e ela o leva para casa para cuidar dele. Ele passando por uma crise de criatividade deu fim às aventuras de sua personagem principal matando Misery e isso faz despertar a fúria de mulher completamente desequilibrada que não está disposta a aceitar a morte de sua personagem favorita. Annie é uma personagem complexa com muitas camadas e que foi brilhantemente adaptada ao cinema. Annie é uma ameaça real, tendo em vista que Paul está com as pernas machucadas e não tem como fugir do cárcere ao qual Annie o colocou e desenvolve-se um jogo de gato e rato tecido de maneira brilhante!


A clássica cena de Annie com a marreta "garantindo" que Paul não voltará a andar me assombra até hoje...

*O trecho a seguir contém gatilhos: violência sexual, aborto e suicídio*

Peyton Flanders


Suspense pipoca lançado em 1992 e dirigido por Curtis Hanson e com um elenco feminino incrível que conta com nomes como Annabella Sciorra e a DEUSA Julianne Moore, A Mão Que Balança o Berço é uma trama que nos deixa deixa apreensivos a cada passo dado pela mortal Peyton, brilhantemente interpretada pela musa Rebecca De Mornay.
 
A Mão Que Balança o Berço

Em A Mão que Balança o Berço, Claire Bartel (Annabella Sciorra) é violentada sexualmente por seu obstetra, ela então o denuncia e ele, no risco inerente de ser preso e perder sua licença médica comete suicídio. 
Após o nascimento de seu segundo filho ela encontra uma babá perfeita! á sra. Mott (Rebecca De Mornay) é simpática, solícita, se dá bem com as crianças e com a vizinhança. O que ninguém faz ideia é que a sra. Mott é na verdade Peyton Flanders, a viúva do médico que perdeu a casa e seu bebê após o suicídio do marido, que está disposta a tudo para vingar-se de Claire e roubar sua vida. Para conseguir atingir seus objetivos ela ameaça crianças, arma para um homem com problemas mentais ser preso por um crime que não cometeu, agride pessoas e comete homicídio.
Essa obra foi um definidor de carreiras alçando tanto Rebecca quanto Julianne Moore ao estrelato.


Peyton não se importa com quem ela precisará passar por cima para concluir sua vingança.

*fim do tópico*

Hedra Carlson


Também lançado em 1992, com direção de Barbet Schroeder, Mulher Solteira Procura é um suspense sobre o mais puro "suco" da inveja!

Mulher Solteira Procura

Alisson (Bridget Fonda) está procurando alguém para dividir apartamento após seu noivado entrar em crise quando ela descobre que seu noivo a traiu com a ex-namorada. Ela encontra Hedra Carlson (Jennifer Jason-Leigh) e as duas se dão muito bem de cara. O que ela não sabe é que Hedra á uma pessoa completamente desequilibrada que ficará completamente obcecada por ela e está disposta a tudo para "agradar" duas melhor amiga, incluindo tornar-se ela (fisicamente) e "tirar" do caminho de Alisson todo mundo que ela julga que fará mal para a amiga.


Hedra entra na vida de Alisson como a pessoas perfeita na hora perfeita e se mostra uma monstra manipuladora que fará de tudo para cercar sua vítima a tal ponto que uma tenha apenas a outra.

Catherine Tramell 


Dona da cruzada de pernas mais famosa do cinema e que conferiu a musa Sharon Stone fama internacional, Catherine é a única da lista que aparece em mais de uma obra.

Instinto Selvagem

1992 foi um ótimo ano para as "loucas" no cinema. Dirigido por Paul Verhoeven (aficionado por violência e sexo também dirigiu obras como Robocop: O Policial do FuturoO Homem Sem Sombra e Elle) o clássico Instinto Selvagem nos apresenta uma trama repleta de, adivinhem: sexo e violência.
O detetive Nick Curran (Michael Douglas) ao investigar o brutal assassinato de um figurão da indústria musical se depara com uma rede de intrigas que no centro encontra-se Catherine Tramell uma ninfomaníaca que tem prazer em controlar tudo e todos ao seu redor sem se preocupar com nada além do seu próprio prazer. Não vou dar muitos detalhes porque esse filme é INCRÍVEL e atualmente está disponível na Netflix, se você ainda não assistiu faça esse favor a si mesmo e vá correndo assistir. Ele toca em assuntos muito problemáticos e como todo bom suspense deve ser, fica na cabeça por dias com um final aberto a interpretações.


Já em Instinto Selvagem 2 dirigida por Michael Caton-Jones, como de costume em sequências a qualidade despenca, porém Catherine segue uma personagem incrível. Aqui, Catherine está envolvida em uma investigação após ter se envolvido na morte de uma estrela do esporte que morreu afogado ao seu lado em um acidente de carro provocado pelo gosto insaciável de Catherine pelo perigo. 

Instinto Selvagem 2

Catherine é a definição de "Loira Fatal". Estigma esse que perseguiu Sharon por anos devido a força da personagem até hoje. Já falei sobre a problemática produção do segundo filme no blog, você pode ver clicando aqui.

Kathryn Merteuil


Kathryn de Segundas Intenções é a mais "suave" das personagens desta lista. Dirigido por Roger Kumble e lançado em 1999 é uma adaptação do clássico da literatura mundial Ligações Perigosas escrito por Choderlos De Laclos.

Segundas Intenções

Em meio a uma trama de chantagens e sedução estão os Sebastian Valmont (Ryan Phillippe) e Kathryn (interpretada pelo cristalzinho Sarah Michelle Gellar) que vivem juntos desde que seus pais se casaram. Ele é "viciado em seduzir" (na falta de um termo melhor, kkkk) e ela uma manipuladora de mão cheia, os dois fazem uma aposta: Se ele conseguir seduzir a jovem recém-chegada e inocente Annette Hargrove (Reese Witherspoon), a filha do novo diretor da renomada escola que eles estudam. Se ele não conseguir ele dará a Kathryn seu carro conversível caríssimo e caso ele consiga ela dará a ele uma coisa que ele jamais terá: uma noite de sexo com ela. Em paralelo, ambos trabalham juntos para destruir a reputação de Cecille Caldwell (Selma Blair, outro cristal sem defeitos!), desafeto de Kathryn.


Embora não mate ninguém, Kathryn é uma mestre em manipulação que o faz apenas para seu bel prazer, só pelo prazer de saber que todos ao seu redor estão em suas mãos.
A personagem aparece ainda em outras obras como o filme Segundas Intenções 2, tentativa de série que não foi a diante então foi lançado como telefilme e aqui é interpretada por Amy Adams e em Cruel Intentions, piloto de uma série produzido em 2016, porém que não foi adiante por não receber aprovação do estúdio. Aqui novamente ela é interpretada por Sarah e embora não tenha ido ao ar, esse piloto pode ser encontrado na internet.

*A seguir vou comentar sobre um dos melhores plot twists da história do cinema! Se você ainda não assistiu Garota Exemplar, pula esse tópico e corra agora mesmo assistir!*

Amy Dunne


Lançado em 2014 com direção do GÊNIO David Fincher (dos ótimos Seven: Os Sete Crimes CapitaisClube da Luta e Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres e a série Mindhunter) Garota Exemplar é um suspense que nos deixa apreensivo do começo ao fim!

Garota Exemplar

Tudo parece perfeito entre Nick (Ben Affleck) e Amy (Rosamund Pike). Jovens, bonitos e ricos, o casal mora em uma pequena cidade do Missouri. Tudo ia perfeitamente até a manhã do aniversário de casamento quando Nick chega em casa e Amy desapareceu. Uma procura começa e nos deparamos com segredos e mentiras de ambas as partes em um história instigante e envolvente em que ninguém é inocente e todos podem ser culpados.


Se "Mentes Diabólicas" fosse um marca, com toda certeza Amy Elliott Dunne seria a garota propaganda. Psicopata em sua mais pura definição, Amy não mede consequências, não sente remorso e é completamente imcapaz de sentir qualquer empatia para com aqueles que fiquem em seu caminho entre ela e seus objetivos. Garota Exemplar é sobre o casamento, sobre como o casamento pode ser uma prisão e Amy é o carrasco.

Gillian Flynn

Adaptado para o cinema pela própria autora do livro, Gillian Flynn é genial! Ela sabe como ninguém escrever uma história instigante que nos deixa suspensos do começo ao fim, sedentos por saber o que aconteceu. Gillian escreveu outros ótimos livros como Lugares Ecuros (que também foi adaptado pro cinema e já comentei no blog, você pode ver clicando aqui), e Objetos Cortantes que foi adaptado pela HBO em forma de série, Gillian consegue, como poucos, criar personagens complexos e cheios de camadas. No próprio Garota Exemplar contamos com um hall de ótimas personagens femininas com Margot interpretada por Carrie Coon, a debochada irmã gêmea de Nick e a carismática detetive Rhonda Boney brilhantemente interpretada por Kim Dickens.
Gillian agora tem se dedicado a roteiros escrevendo produções para cinema e para TV, é um nome para acompanharmos porque com toda certeza, ela ainda nos trará obras tão boas quanto Garota Exemplar.
Eu sou suspeito para falar, eu venero esse filme e esse livro, é um dos meus filmes favoritos da vida e já falei dele no blog, você pode ver clicando aqui.

Menções honrosas:

Diabolique e Eu Me Importo

Diabolique, o remake americano de 1996 do francês As Diabólicas de 1955, acompanhamos a história de duas mulheres (a esposa interpretada por Isabelle Adjani e a amante interpretada pela musa Sharon Stone) que se unem para se livrar do macho lixo que faz da vida delas um inferno e o novo original netflix Eu Me Importo que também tem Rosamund Pike (especialista em interpretar mulé louca) como Marla Grayson, uma psicopata que consegue, dentro do próprio sistema norte americano, roubar fortunas de pessoas idosas que não tem parentes. Tudo vai bem e ela prospera até que um dia ela encontra uma pessoa mais louca do que ela e começa um jogo de gato e rato com consequências inimagináveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História Real? Contatos de Quarto Grau.

Skins, Primeira Geração.

A Catastrófica Produção de "A Ilha do Dr. Moreau".