Dica de livro: Trilogia Jogos Vorazes.

Oi gente =D
então, a dica de hoje é a trilogia Jogos Vorazes.
Você provavelmente deve estar ou torcendo o nariz e pensando "ai ai, modinha de adolescente" ou "meio tarde pra indicar né?" visto que os livros já estão ai na pista a muito tempo né? Mas bom, realmente, REALMENTE são muito bons os livros! 
Eu conheci porque uma amiga me obrigou a ir ao cinema ver o primeiro filme, porque eu também pensei que era modinha e que não era bom e mimimi' e assisti o filme com tanta má vontade que nem prestei atenção, lembrava-me de poucos detalhes quando fui ver o Em Chamas, porque queria saber ao o que aconteceria com as personagens, porque sabe né, pessoa com TOC é uma merda, pode odiar o negócio e mesmo assim não consegue parar antes do fim. E daí foi AMOR TOTAL porque dessa vez que prestei atenção e me envolvi com a história, pois me pareceu superior a primeira e então eu revi o primeiro filme e vi que de fato era muito bom, eu que tinha assistido sem prestar atenção...
Então, eu corri pra livraria comprei os três livros e li, devorando-os!
A história é o seguinte: em um mundo futurista, onde não existe mais a América do Norte, apenas uma grande nação chamada Panem, há um governo totalitário que organiza todos os anos os Jogos Vorazes, é o que é isso? Um Big Brother bom (rá). 
Essa Panem é dividida em 12 distritos e a Capital. A Capital é rica porque vive nas costas dos distritos que, cada um banca uma coisa para a capital. A anos atrás eram 13 distritos e eles se rebelaram contra a Capital, iniciando uma revolução, porém a Capital abafou a revolução e destruiu Distrito 13, e como forma de punição e deixar viva na memória das pessoas os horrores da guerra, ele criaram, por meio do Tratado da Traição a seguinte lei:
“Do Tratado da Traição.Como punição pela revolta, cada um dos 12 Distritos devem providenciar uma garota e um garoto com idade entre 12 e 18 anos para a Colheita.
Esses Tributos ficarão sob custódia da Capital e serão transferidos para a Arena, onde lutarão até a morte, até que reste somente um vitorioso. De agora em diante, e para sempre, esta campeonato será conhecido como: Jogos Vorazes.”.A protagonista, Katniss se voluntaria aos jogos porque sua irmã mais nova é escolhida, então ela vai para salvá-la. O que mais admiro nela é que ela não é uma daquele heróis badassmotherfucker nascidos para serem heróis como o Harry Potter, e sim uma garota que reage. Ela entrou nos jogos reagindo a ameaça de sua irmã morrer, ela ingressa na revolução reagindo ao terror que o povo do seu distrito vive e por ai vai... Ela não é programada para o heroísmo, mas também ela não uma monga dozinferno como a Bella de Crepúsculo, porque ela reage as coisas, vai pra guerra e o caralho a quatro.

Resumindo a ópera: Os distritos todos os anos devem das dois adolescentes pra lutarem até morrer, criando ainda a ideia de que os distritos devem ser inimigos uns dos outros.
Cara, é muito foda! Eu sou estudante de história, e um dos meus objetos de estudo favoritos são estados totalitários e os mecanismos que eles usam, e acho que é daí que vem meu fascínio pelo Jogos Vorazes.
Por mais que ele seja uma literatura infanto-juvenil ele é genial, porque coloca o leitor pra pensar sobre coisas reais, como os mecanismos que o sistema totalitário usa para conter o povo, a importância para o governo de usar a propaganda de guerra, como a mídia influencia as pessoa e o principal: faz o leitor notar que não devemos confundir a violência do opressor com a reação do oprimido, que é o que a mídia faz claramente, jogando a opinião pública contra a vítima tecendo-o como vilão.
E gosto demais do modo como a Suzanne Collins escreve, uma leitura fácil, não tão mastigada quando Dan Brown por exemplo, mas fácil de entender, e ela não tem medo de fazer o circo pegar fogo,  *SPOILER ALERT* (Para ver passe o mouse por cima da frase selecionando-a),
tipo meu até um braço a coitada da Katniss perde! Isso sem contar que ela (a autora) mata algumas personagens bem importantes ao decorrer da história (óbvio que nada que se compare a J.R.R Martin, porque né D=) e o final é chocante! Reviravolta mode: ON. A Coin é uma piranhuda! E eu amava ela D= .
Ele mostra ainda o que eu acho mais magnífico: fazer o leitor perceber que as coisas só mudam quando o povo deixa de lado diferenças individuais e luta por interesses comuns!
A autora faz uma analogia tão interessante quanto Orwell faz em 1984, é simplesmente genial! 
Enfim, mega indico porque além da história ser muito forte e cativante é bem escrito. Embora seja difícil dizer que tenho um favorito porque gostei de todos quase na mesma proporção, mas o que achei mais foda foi o Em Chamas, tanto o livro, quanto os filmes (dos que foram lançados até agora).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História Real? Contatos de Quarto Grau.

Skins, Primeira Geração.

A Catastrófica Produção de "A Ilha do Dr. Moreau".