História real? O Exorcismo de Emily Rose.

Oi gente =]
Bom, embora o nome indique isso, O Exorcismo de Emily Rose não é um filme sobre exorcismo, mas sim um terror/drama sobre uma batalha judicial. Uma batalha judicial entre a fé e os fatos, entre a crença e o ceticismo, e que começa com aquela frase que faz qualquer um se cagar diante um filme de terror "Baseado em Fatos Reais".    
O filme começa quando a advogada Erin Bruner, numa interpretação fenomenal de Laura Linney, que nunca havia se envolvido em casos de cunho religioso, é designada pelo escritório onde trabalha para defender o padre Richard Moore, que está sendo acusado pelo homicídio, culposo, da jovem Emily Rose, numa interpretação assombrosa de Jennifer Carpenter.
Emily é uma garota que morava em um área rural e saiu de casa para fazer faculdade. Então, em uma noite em seu quarto ela tem uma alucinação terrível e desmaia. E esses surtos começam a ficar cada vez mais frequentes o que a faz procurar ajuda psiquiátrica.
Sendo acompanhada com psiquiatra e medicamentos, os ataques continuam, e Emily é muito religiosa, ela sente que está sofrendo possessão demoníaca e aceita passar por uma sessão de exorcismo, mas o exorcismo é mau sucedido e Emily morre. É ai que o padre Moore é indiciado pelo homicídio, tendo a corte o acusando por negligência. Erin aceita o caso em troca de vários benefícios na firma onde trabalha. Durante o filme, vemos o ateísmo de Erin sendo forçado ao limite conforme o caso acontece e ela tem evidências inexplicáveis em sua frente. 

Bom, mas e ai, o filme é uma história real mesmo? 
Sim. Mas partamos do princípio.
"Baseado em fatos reais" não é o mesmo que "dramatização de fatos". Baseado em fatos reais (o que é errado, o correto é falar apenas Baseado em Fatos e não Fatos Reais) não significa que a história é fiel a fatos, tal como eles aconteceram. 
Baseado em fatos reais significa que uma história foi pega e, ou ela é fiel aos fatos ou ela pega um fato e tendo esse fato como inspiração cria uma coisa nova, e é isso o que acontece aqui.
O Exorcismo de Emily Rose é inspirado no caso de Anneliese Michel (na foto ao lado), uma alemã cuja história é quase idêntica a de Emily, com a mudança de alguns ponto, por exemplo, os pais de Anneliese foram julgados e condenados junto com os padres envolvidos no caso.
E pros que tem coragem, aqui em baixo tem um vídeo que conta a real história de Anneliese, com áudios e imagens reais, que eu confesso que quando vi pela primeira vez, fiquei muito impressionado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História Real? Contatos de Quarto Grau.

Skins, Primeira Geração.

A Catastrófica Produção de "A Ilha do Dr. Moreau".